O projeto Querino mostra como a História explica o Brasil de hoje. Uma história que talvez você ainda não tenha ouvido, lido ou visto.

Um olhar afrocentrado que posiciona em seus devidos lugares, para a formação do Brasil, tanto a contribuição afro-brasileira quanto a ganância desenfreada dos escravizadores: o país que mais importou escravizados no mundo também foi o último das Américas a abolir a escravidão.

Conduzido por uma equipe majoritariamente negra, o projeto Querino tem idealização e coordenação do jornalista Tiago Rogero; apoio do Instituto Ibirapitanga; consultoria em História de Ynaê Lopes dos Santos e consultoria narrativa de Paula Scarpin e Flora Thomson-DeVeaux, da Rádio Novelo. O podcast foi produzido pela Rádio Novelo e as matérias, pela revista piauí.

Inspirado em “The 1619 project” (lançado em 2019 por “The New York Times” e liderado pela jornalista Nikole Hannah-Jones), o projeto Querino começou em 2020 com 12 meses de uma minuciosa pesquisa documental, bibliográfica, em áudio e imagens realizada por historiadores e jornalistas. A partir do levantamento, foram feitas dezenas de entrevistas que resultaram nas publicações inéditas (em podcast e texto) lançadas em agosto de 2022 e que representam o ponto de partida do projeto.

Confira todos os detalhes em projetoquerino.com.br